domingo, 4 de abril de 2010

Wilde




Um amigo me disse essa semana que tinha lido "O retrato de Dorian Gray" e que, como é de se esperar entre as pessoas de gosto, ficou fascinado pelo estilo, pelas frases, pelo charm do Lord Henry, que fala o que pensa com a certeza de que são verdades inconstestáveis.Lord Henry não parece um doutrinador chato, mas dá certa inveja a tranqüilidade que aparenta, já que não precisa dessa chatice da vida real, a ponderação. Foi o que aconteceu comigo também.
Por considerar Wilde genial, tenho a impressão que todo mundo já leu. Sei que estou errada, ainda mais considerando o Brasil, lugar onde o plano da escola parece que é traumatizar para que os alunos não leiam mais. Afinal, quem sai do Playstation para Iracema, não pode gostar. Ninguém pode, aliás.
Comecei a ler Oscar Wilde também pelo "O Retrato de Dorian Gray." Daí fui para os contos e as peças- An ideal husband é muito, muito boa-.
Do "Retrato de Dorian Gray" tirei a lição mais importante: Os artistas não precisam ser conscientes, nem politizados, nem fazer o que o público espera deles. Deve criar de acordo com o que considera belo e excelente. O bom censo dos irlandeses tá sempre ali, à espreita.
O caminho natural quando se lê Oscar Wilde é achar fanstástico, depois um pouco afetado, e por fim, reafirmar a admiração. Pode paracer brega, sei que vou me arrepender, mas todo mundo gosta, que eu sei.Então vão aí alguns aforismos:


"As pessoas mais interessantes são os homens que têm futuro e as mulheres que têm passado".

"O mundo pode ser um palco. Mas o elenco é um horror."

"Os homens não sabem dar valor às suas próprias mulheres. Isso deixam para outros."

"Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida."

"'Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos."

"A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo."

"Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos."

"A ilusão é o primeiro de todos os prazeres."

"o diabo é muito otimista se pensa que pode piorar os homens."

"Nunca deixe de perdoar seus inimigos, nada os aborrece tanto".

"As mulheres são feitas para serem amadas, não para serem compreendidas."

"As mulheres permanecem sempre crianças que vivem à espera de algo."

"O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas."

"Certas criaturas têm a mania de dar bons conselhos precisando tanto deles para si... É o que chamo de cúmulo da generosidade."

"Toda a gente é capaz de sentir os sofrimentos de um amigo. Ver com agrado os seus êxitos, exige uma natureza muito delicada."

"A alma nasce velha e se torna jovem. Eis a comédia da vida. O corpo nasce jovem e se torna velho. Eis a tragédia da alma."

"O homem culto é aquele que sabe encontrar um significado bonito para as coisas bonitas. Para ele a esperança é um fato real."

"Freqüentemente tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão inteligente que algumas vezes não entendo uma palavra do que estou dizendo."

"Se alguém não tiver prazer em ler um livro várias e várias vezes, não há motivos para lê-lo, afinal."

"'A consciência de amar e ser amado traz um conforto e riqueza à vida que nada mais consegue trazer."

"Influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa própria alma. O indivíduo deixa de pensar com os seus próprios pensamentos ou de arder com as suas próprias paixões. As suas virtudes não lhe são naturais. Os seus pecados, se é que existe tal coisa, são tomados de empréstimo. Torna-se o eco de uma música alheia, o ator de um papel que não foi escrito para ele. O objectivo da vida é o desenvolvimento próprio, a total percepção da própria natureza, é para isso que cada um de nós vem ao mundo. Hoje em dia as pessoas têm medo de si próprias. Esqueceram o maior de todos os deveres, o dever para consigo mesmos."


2 comentários:

  1. ai ai Lorde Henry rulez
    adoro pessoas que sabem como e o que escrever. É O TIPO DE AMIZADE QUE EU MEREÇO!
    huahuahuahuahua
    laulau, quero muito que tu participe do meu blog
    http://artevinhosepernasproar.blogspot.com/

    só há o post inicial contando a proposta, mas acho q tu vais gostar!
    bjux

    ResponderExcluir
  2. Laura, o importante em Wilde foi reconhecer seu talento em uma sociedade fútil e cheia de tradições vazias, muito parecida com a que vivemos hoje.

    E realmente,esperar que todos tenham lido Wilde é otimismo demais da sua parte...rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir

opinaram