terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mais gostoso

Por que as pessoas insistem em dizer que "o que consegui com mais esforço, dá mais satisfação"? Não posso deixar de pensar como os seres humanos gostam de se enganar, para atenuar suas desventuras. De minha parte, não teria sequer conhecido objeção alguma. Teria entrado na Universidade sem vestibular,teria herdado grande fortuna, viveria apenas lendo, estudando história, arte, um pouco de música e e emagreceria dormindo, como prometem os spams do orkut. Nada desses horrores de prestar concurso público.
Bons amigos, um grande amor, descobrir em si um talento, ter uma juventude que lhe garanta tardes inteiras de lembranças na velhice ao som de Billie Holiday e uma xícara de chá, nada disso é obtido com esforço. Acontece, simplesmente. E esses costumam ser os pontos altos da vida de alguém.
Alguém pode botar a mão no peito e dizer: "tenho muito orgulho, porque apesar da minha mãe alcoolatra, consegui ser o que sou." (isso presumindo já que é bom mesmo ser o que ele é). Claro que tem. Pode ter, deve e tudo. Mas a questão é essa: Não, não é mais gostoso.Eu tenho uma excelente mãe e para mim, basta supor que seria capaz de enfrentar infortúnios. Desafios são bons, mas só de vez em quando, bem convenientes, porque tornam rijo o espírito. Entretanto, há uma diferença entre eles e as dificuldades. Quem precisa de obstáculos pra se sentir capaz, dá sinal irrefutável de burrice.

Um comentário:

opinaram