quarta-feira, 24 de março de 2010

As you like it, my lord

Sir. Henry James

Aí está. Nascido nos Estados Unidos, um gentlemen. Fez tudo certinho: nasceu filho de um homem culto,Sir Henry James, teólogo e filósofo, que o levava à Europa com freqüência e lhe ensinou o que é importante: ter educação. Deixou o direito para dedicar-se a escrever romances, contos, crítica literária e artística, literatura de viagens, biografia e auto-biografia. Passou sua velhice, pelo que sei, isolado, lendo em sua casa na Inglaterra. O que me parece uma velhice ótima.
Li recentemente The Turn of the screw, e quem me conhece sabe que tenho uma queda por ghost stories. Riem da minha infantilidade. Riem. Sei que é legal dizer isso quando se é bem jovem, mas não me preocupo, porque vai ser de novo quando eu for uma velhinha que toma chá e fala pouco.
Não foi bem como eu esperava. Talvez tenha algo de errado com a tradução, não sei. Há um certo charme na relação entre sobrenatural e drama psicológico. Fora as descrições que fazem você desejar estar lá, na casa de campo em Bly - England. Sim, porque isso para mim é importante. Desde que li Iracema obrigada pela escola, decidi só procurar o que me atrai. Vidas Secas e a cachorra baleia, Sidney Sheldon, O código da Vinci,Crepúsculo, Jorge Amado,por exemplo, não me atraem. Deve ter acontecido algo desse tipo com Henry James que passou a maior parte da vida em Londres e naturalizou-se britânico. Os E.U.A não o atraía.
Li também Daisy Miller, que me pareceu uma historinha fofa. E nessa, ele fala sobre comportamento feminimo americano X europeu. É curioso e divertido.
Tenho a seguinte teoria "de um bom escritor, o melhor são os contos." Vou ler.

Um comentário:

  1. tá ótimo o texto irmã!
    a tua cara mesmo ;]

    félicitations !!

    amo tomate!

    ResponderExcluir

opinaram